Nossa História


José Maria Rodrigues, natural de Astolfo Dutra, nasceu em 08 de junho de 1917. Viveu maior parte de sua vida em sua cidade natal. Trabalhou como caminhoneiro durante oito anos, mas cansado da vida longe de sua família resolveu mudar de profissão tornando-se o primeiro taxista de Astolfo Dutra. Por consequência de sua nova profissão teve sua rede de conhecidos ampliada e depois de dois anos teve a oportunidade de adquirir o seu primeiro ônibus.

No dia 22 de fevereiro de 1956 por 200 contos de reis José Maria adquiriu, do Sr. Alfredo Médice, um ônibus modelo Chevrolet 48 e também a primeira linha na qual trabalhou Astolfo Dutra – Leopoldina com sessão em Cataguases. José Maria com seu espírito empreendedor fundou a Viação Expresso de São Sebastião onde, além de administrador, era o único motorista.

Havia na cidade, outra linha de ônibus Astolfo Dutra – Cataguases pertencente ao Sr. Alan, que em pouco tempo passou a pertencer também a José Maria. Sua pequena frota agora havia dobrado de tamanho com a aquisição de um ônibus do modelo Chevrolet 52. Apenas nove meses depois da criação da Viação Expresso de São Sebastião, José Maria quis chegar mais longe e incorporou a linha Cataguases – Juiz de Fora juntamente com um ônibus do modelo Chevrolet 55.

Algum tempo depois, José Maria optou por vender a linha Astolfo Dutra – Cataguases para o Senhor Geraldo Vaz, ficando apenas com a linha Astolfo Dutra – Juiz de Fora. Foi nesta época que optou por trocar o nome de Viação Expresso de São Sebastião para Viação José Maria Rodrigues.

Não foram tempos fáceis aqueles. José Maria teve que ter muita força de vontade e determinação, pois viajou durante um ano com seus horários quase sem passageiros. Um de seus poucos passageiros fiéis era o Sr. Nicolau Defilippo.

Desanimado pensou em desistir, mas com sua persistência foi aos poucos conquistando a confiança de novos passageiros. José Maria cumpria seus horários contornando as dificuldades das más condições das estradas de chão da época. Quando chovia, muitas vezes os ônibus atolavam no barro. Com sua visão empresarial e almejando cumprir com seus compromissos José Maria adquiriu um jipe que passou a levar nas viagens para auxiliar com o barro.

Com o passar dos anos, José Maria viu o número de passageiros aumentar e sentiu a necessidade de criar a linha Juiz de Fora – Guarani, passando esta a ser a primeira linha de ônibus da cidade de Guarani.

Em dezembro de 1960, mudou-se com a família, a Sra. Ida Furtado Rodrigues e seus 11 filhos, para a cidade de Juiz de Fora.

Com a sede da empresa recém-transferida para Juiz de Fora, José Maria teve a oportunidade de adquirir as linhas Mercês – Juiz de Fora e Juiz de Fora – Piau.

Foi a partir deste momento que José Maria passou a contar com a ajuda de seus filhos e a empresa de ônibus foi registrada com o nome de Viação José Maria Rodrigues e Filhos Ltda.

A partir do ano de 1970, José Maria se aposentou deixando a empresa sobre o comando daquele que foi sempre o seu braço direito, seu filho e administrador Fábio.

Fábio, juntamente com seus irmãos Sebastião, José Manoel e Margareth, seguem os caminhos trilhados por seu pai trabalhando para que a empresa prospere.